Formigas na aldeia*

André não estava de todo errado quando disse que sairíamos sequelados da sua disciplina. Ela nem acabou e Latour não me deixa em paz.

Enquanto eu lia uma matéria na Revista Imprensa sobre a imagem dos índios pela mídia brasileira, a Teoria ator-rede (ANT, em inglês) nunca me pareceu tão presente. Durante a leitura da reportagem de Pamela Forti, Sem arco nem flecha, em vários momentos me lembrei de alguns preceitos da ANT.

A ideia de aplicar grandes conceitos fechados, chegar com tudo preconcebido, e apenas aplicá-los no seu objeto pode ser percebida na reportagem em vários momentos, sobretudo quando Olívio Jekupe afirma que os meios fortalecem “a discriminação e os estereótipos”. Aponta ainda que “tem gente que pede até para esconder o celular”, só para que possa passar a ideia do índio como primitivo.

Não deixar os actantes (termo caro a ANT) falarem é outro preceito da teoria de Bruno Latour que também permeia na fala de Jekupe. “Eles vêm à aldeia e querem mostrar o índio primitivo, e a gente quer mostrar nossa realidade, os problemas que acontecem”.

Para Latour, a essência é a existência e esta é a ação; por silogismo, a essência é a ação. Conclui-se que não há uma essência, uma imanência, porém, interações, ações ou, como prefere, associações. Isso é o que forma um grupo, por exemplo. Não existe algo inerente às coisas. Contrário a isso, Jekupe relata: “a sociedade não quer que o índio mude, quer que ele seja primitivo a vida toda”.

Por fim, a crítica de Latour que os outros (lá ele) tendem a estudar grupos menores, excêntricos à margem, guetos, enfim, apenas aqueles que não tendem a enfrentá-los em seu campo, que não possuem um capital social superior, ou seja, que se encontram hierarquicamente acima, é refletida quando Olívio Jekupe ressalta: “os repórteres já vêm preparados e, se você fala algo diferente, faz críticas, eles não colocam”.

 

* Título em homenagem ao artigo de Paulo apresentado no IV ABCiber.

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s