planta no twitter

Siga sua trepadeira no Twitter

Que nossos animais ficam mais carinhosos, têm algumas atitudes quando querem algo de nós, isso já sabemos. Mas e uma planta? Alguém pode dizer que ela murchar é uma forma de comunicar ou avisar algo, além de possíveis outros indícios. Porém, imagina se ela pudesse, por exemplo, avisar-nos em nossa linguagem: “preciso de água!”. Estranho, não é? Cientistas americanos foram mais além, possibilitam que uma planta tuíte. Afinal, se estamos cada vez mais conectados, é melhor ela se comunicar pelas redes sociais, nas quais nos encontramos em grande parte do tempo, do que pessoalmente.

Segundo matéria na Revista Galileu, a intenção é que, “com a ajuda de sensores de umidade instalados nos vasos, o sistema dispare mensagens avisando se os vegetais estão precisando de mais água ou se o dono anda exagerando na dose”. Esses pesquisadores novaiorquinos se divertem tanto que as plantas têm até sotaque, dependendo da origem ou da sensação que emitem. Elas falam porque, na primeira versão do projeto, uma ligação com mensagem de voz gravada era enviada para o celular do cultivador do vegetal.

Bruno Latour deve gostar de uma invenção dessas. Será que assim estamos deixando os actantes falarem, mesmo com uma mensagem tão restrita? Será que elas já não se comunicavam de outros modos? Isso, na verdade, não seria apenas uma tradução para uma linguagem que dominamos? Confesso que gostaria de ver um uso desses em nossos animais de estimação. Seria interessante traduzir, escolher a voz, o sotaque etc.

Se gostou do assunto, sugiro conhecer o que chamam de “internet das coisas“.

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s