Agendamento e rotina de produção no Blog do Noblat

De que maneira “as novas tendências da pesquisa” em comunicação – posição em que Wolf colocou a hipótese do agenda-setting e a teoria do newsmaking –, podem ser observadas no blog? Criado para ser um lugar para registro de mensagens na web, uma espécie de diário, o blog passou por diversas mudanças e transformações em sua utilização até dialogar com especificidades da prática jornalística. O pesquisador e jornalista Marcelo Träsel afirma que essa hibridação de características chegou a tal ponto que se pode falar de uma jornalistização dos blogs ou bloguização dos jornais. Sobre este assunto, já discutimos em dois trabalhos (2009 e 2010).

No artigo A Hipótese do Agenda-Setting e a Teoria do Newsmaking no Blog do Noblat, buscamos compreender de que forma o Blog do Noblat é agendado pelos media, através do conceito de agenda intermídia, e de que modo sua rotina de produção esfacela alguns preceitos enraizados na descrição dos blogs.

Essa discussão foi feita na última sexta (14/10), quando participei e apresentei trabalho no SIMSOCIAL – Simpósio em tecnologias digitais e sociabilidade, evento organizado pelo Grupos de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PósCom), e que aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro na UFBA.

Para quem ainda não teve conhecimento, apresentei ainda um paper no Intercom Nacional 2011, debatendo acerca de novas estratégias da produção noticiosa entre mídias, especificamente, as narrativas cross e transmídia. Como o corpus era Globo Espote e seus três espaços de veiculação (portal, site e programa televisivo), procuramos identificar de que forma algumas características do webjornalismo (convergência, memória e hipermídia) contribuem para essa produção que perpassa por mais de uma mídia e, por conseguinte, que deve ser pensada de modo integrado e complementar. Em breve, o resultado dessa pesquisa será publicado em formato de e-book pela editora Marca de Fantasia.

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s