A memória da mulher criança, 1932 (Salvador Dalí)

Recordando a origem dos acontecimentos

Será que não lembramos das ocorrências de quando éramos crianças apenas porque elas já aconteceram há muito tempo? A resposta é negativa, tendo em vista que esse fato acontece porque a memória humana demora alguns anos para se aprimorar. A capacidade de recordar o início de uma ação, por exemplo, desenvolve-se durante a adolescência, com seu aperfeiçoamento completo apenas na fase adulta. Essas descobertas foram publicadas na revista Child Development pelos pesquisadores da Universidade de Saarland, na Alemanha, segundo informações da Revista Info.

Os estudiosos aplicaram duas partes de um teste de memória em crianças, adolescentes e adultos. No primeiro momento, os participantes foram expostos às imagens na tela de um computador, devendo indicar quais estavam se repetindo. Na outra parte da pesquisa, os indivíduos tiveram de identificar quais imagens estavam no primeiro teste, logo, sua fonte.

Os achados mostram que a capacidade de relembrar melhora em consonância com a progressão da idade e também que a identificação da origem de uma informação é significativamente fraca em crianças. Adultos e adolescentes conseguiram um bom nível de reconhecimento, ainda que haja uma diferença relevante entre eles.

Com a mediação neural feita através de uma touca com eletrodos – pois apenas análises comportamentais não traram os resultados desejados -, percebeu-se que “somente os adultos mostraram padrões sofisticados de atividade enquanto buscavam a fonte da memória”, esclarece Volker Sprondel, psicólogo responsável pela pesquisa.

A tentativa de lembrar o começo de uma ação já foi abordada no filme A Origem. No entanto, essa não recordação se devia ao fato de um personagem está dormindo.

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s