Só há estagiários no Globo Esporte?

Sabe aquelas pessoas chatas que corrigem todo mundo, toda hora e em todo lugar? Bom, creio que não sou assim. Primeiro porque não tenho conhecimento suficiente, segundo porque todos erram, terceiro porque, dependendo do contexto, a correção não é necessária. Porém, um dos sites que mais acesso é o Globo Esporte e percebo alguns erros infantis, outros absurdos. Em maio, coloquei um desses deslizes no meu Twitpic.

Não registro todos os erros que observo, vez ou outra é que salvo uma página para depois comentá-la. Como cheguei em dez, está na hora de fazer a postagem. Em uma matéria de capa, já vi letra faltando e repetição de uma conjunção, como no caso da divulgação da final do Campeonato Paulista deste ano. Observei uma palavra escrita errada, com as letras trocadas, como “corbança“, em reportagem sobre o resultado do primeiro jogo entre Flamengo e Santos pelo Campeonato Brasileiro de 2011, no qual Elano perdeu um pênalti. Em matéria sobre o gol de Ronaldinho Gaúcho na seleção, escreveram “esquinda“… será que pensaram no gerúndio? Quando foram se referir ao lateral esquerdo do Botafogo, seu nome apareceu com duas escritas diferentes numa mesma matéria: Cortês ou Cortêz? Quiseram ser o TV Fama, para aumentar a rixa entre os lutadores do UFC, mas escreveram “alfinetadas” errado. Mostraram intenção de escrever mais um período sobre as provocações de Chael Sonnen, no entanto, desistiram e esqueceram de apagar, resultado: ficou incompleto.

Erros mais chatos, entretanto, aconteceram em três momentos que selecionei: em foto de Vagner Love, onde, ao invés de uma legenda, quatro retrancas foram colocadas. Em outra matéria sobre Ronaldinho Gaúcho, o repórter mostrou desconhecer a regra dos porquês. Por fim, ironicamente, temos uma imagem de Muricy Ramalho aplaudindo a incompetência do jornalista que demonstrou que estava ausente nas aulas de conjugação verbal. Como fazemos com os verbos terminados em “uir” mesmo?

2 thoughts on “Só há estagiários no Globo Esporte?

  1. Bom, acredito que todos os jornais deveriam ser mais exigentes com relação ao português que escrevem. O globo esporte (nessa caso) ganha mais destaque por ser um jornal nacional, sendo referencia para muitas pessoas, inclusive vocês, estudantes e pesquisadores de jornalismo.

    Ps.: Sim, você é chato quando se trata de correções ortográficas e gramaticais

Comente!