Fernanda Santos

Jornalista do The New York Times faz palestra na Facom

Fernanda Santos é soteropolitana, graduada em Comunicação Social pela PUC-RJ em 1995 e mestre em jornalismo impresso pela Universidade de Boston em 1998. Em setembro de 2005, Fernanda começou a trabalhar no The New York Times, mas já havia passado por jornais como Daily News (Nova York), The Eagle-TribuneThe Union-News e Sunday Republican (todos de Massachusetts), iniciando no jornalismo na revista de comunicação empresarial das empresas Odebrecht.

No The New York Times, atualmente, a jornalista escreve acerca do sistema de educação público na cidade de Nova York, o maior dos EUA com 1700 escolas e um milhão de alunos. Mas já cobriu temas como bem-estar social, imigração, política, crime e o cotidiano em comunidades rurais no estado de Nova York.

No dia 28 de novembro (segunda) às 10h, Fernanda Santos estará na Faculdade de Comunicação (Facom) da UFBA para falar sobre o que ela denomina “A arma secreta do jornalismo que levo no meu coração“, com intuito de fazer que os estudantes de jornalismo entendam que existe a possibilidade de produzir diferente e aprendam os caminhos para isso.

Quem não puder comparecer ao evento, conseguirá acompanhá-lo através da cobertura dos estudantes da disciplina Oficina de Jornalismo Digital, ministrado pela professora Suzana Barbosa, por meio da cobertura no Twitter @redacao126 com a hashtag #FacomNYT.

Sobre a jornalista

Fernanda Santos já ganhou vários prêmios por suas reportagens relatando: o primeiro ano de liberdade de um homem que passou metade de sua vida na prisão por um crime que não cometeu; um programa voltado a ensinar prisioneiros a ler livros infantis para os seus filhos; e uma série explorando o difícil relacionamento entre os americanos e os imigrantes em uma cidade do interior de Massachusetts. Redigiu “Latinos in the United States“, um guia de referência publicado pela National Association of Hispanic Journalists. Em 2005, foi uma das oito jornalistas dos EUA escolhidas para participar do International Reporting Project, um programa que financia projetos de reportagem no exterior. Ela escolheu ir à Colômbia, onde explorou as razões por trás da queda de 50% na taxa de crimes violentos em Bogotá ao longo de dez anos.

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s