Imagem

Sonhar ajuda a esquecer lembranças negativas

Que o tempo nos faz esquecer alguns acontecimentos de nossa vida, já sabemos. Mas você sabia que o sono e o sonho exercem uma influência direta nisso? Em pesquisa na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), descobriu-se que as sensações liberadas durante o sonho, os processos químicos envolvidos, ajudam a filtrar algumas experiências negativas. É na fase do sonho, conhecida como R.E.M. (rapid eye movement, ou movimento rápido do olho) e que equivale a 20% de nosso sono, que o cérebro trabalha com nossas experiências emocionais, pois a atividade cerebral diminui e reduz o nível de estresse.

Enquanto dormiam, os participantes eram submetidos a exames de ressonância magnética. Os resultados mostraram uma diminuição na atividade da amígdala (região do cérebro onde se processa as emoções) no sono profundo. De acordo com o neurocientista da UFRN Sidarta Ribeiro, “esse é o resultado mais interessante do trabalho. Não havia ainda uma relação comprovada entre sono R.E.M. e redução da atividade da amígdala”.

Para Matthew Walker, principal pesquisador envolvido no trabalho, o estudo demonstra que o “sonho é uma espécie de terapia durante a noite”. Isso explica por que pessoas com estresse pós-traumático, como veteranos de guerra, sofrem com pesadelos. O problema é que eles costumam interromper recorrentemente o sono, portanto, a “terapia” não funciona. “Ao dormir, a pessoa revive o trauma porque a emoção não foi devidamente arrancada da memória no sono”.

Outros caminhos que os pesquisadores de Berkeley seguem estão relacionando o sono ao aprendizado, à memória e à regulação do humor. Para Ribeiro, o trabalho é um aprofundamento das pesquisas iniciadas por Freud. Antes de o psicanalista, os sonhos eram vistos como premonições ou interligados a problemas digestivos; foi Freud quem lançou a ideia de que o sonho tem uma ligação com o inconsciente das emoções.

Veja a metodologia da pesquisa na Folha.com.

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s