Cérebro com Alzheimer

Mal de Alzheimer consegue ser revertido

Na Universidade de Toronto, pacientes portadores do Mal de Alzheimer por mais de um ano fizeram parte de um tratamento inovador que aplicava pulsos de eletricidade em seus cérebros. A técnica foi feita por meio de eletrodos e o diagnóstico mostrou que a doença não foi apenas estagnada, como também, em alguns casos, o cérebro sofreu um aumento no espaço que é designado à memória.

O Mal de Alzheimer foi percebido pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer e é uma doença degenerativa que, até então, não possui cura. O tratamento retarda o declínio cognitivo e controla as alterações de comportamento, contudo, não permite uma melhora e reversão da doença, ao menos não até a descoberta dos pesquisadores do Canadá.

Os cientistas instalaram dispositivos nos cérebros de seis pessoas, com os eletrodos alocados perto do fórnix — espaço composto por um grupo de neurônios responsáveis por carregar sinais elétricos para o hipocampo (estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro e considerada o centro da memória). Os eletrodos eram responsáveis por estímulos elétricos na área com o objetivo de evitar que o hipocampo encolhesse — como acontece nos portadores de Alzheimer.

Depois de um ano de aplicações, dois pacientes apresentaram não apenas uma estagnação do encolhimento, mas um aumento considerável do hipotálamo, um de 5% e outro de 8%. Na visão dos cientistas, “essa descoberta pode possibilitar o entendimento sobre como a estimulação funciona no cérebro e, assim, abrir novos caminhos para tratamentos do Mal de Alzheimer”.

Fonte: O Dia Online

3 thoughts on “Mal de Alzheimer consegue ser revertido

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s