Real Time World War II

Acompanhe a 2ª Guerra Mundial pelo Twitter e Facebook

Se acontecesse uma 3ª Guerra mundial atualmente, qual seria o papel das redes sociais? Alguns exemplos da utilização dessas novas ferramentas em manifestações podem ser observadas com a Onda de revoltas de 2011, como chamou a Folha.com. Podemos citar: a Primavera Árabe, as manifestações na Europa (Geração à Rasca, em Portugal, Spanish Revolution e os “tumultos” na Inglaterra) e, no continente americano, o Occupy Wall Street, nos EUA, os protestos dos estudantes chilenos e a Ocupação da USP, no Brasil.

A estudante Alwyn Collinson do curso de História de Oxford foi além e criou um perfil no Twitter (@RealTimeWWII) e uma página no Facebook (Real Time World War II) para falar sobre os eventos da 2ª Guerra Mundial, transportando a tecnologia atual para o início do século passado. As tuitadas (o Twitter é a principal rede social levada em questão no estudo, enquanto o Facebook faz apenas convergir o que é atualizado na outra rede) acompanham o curso real da história, ou seja, a conta publica os acontecimentos que ocorreram na mesma hora e data dos anos idos. Além dos textos, a estudante publica também fotos e vídeos.

Segundo Collinson, ela usa “testemunhas oculares, fotografias e vídeos para dar a sensação de que os tuítes estão vindo direto de 1939”. Como a estudante pretende seguir o curso normal do tempo, os tuítes, que iniciaram em 31 de agosto 1939 – na véspera da invasão da Polônia pela Alemanha -, devem seguir até 1945, logo, por mais seis anos. Quem conferir o Twitter em questão, percebe que a conta é atualizada várias vezes ao dia. Resta saber se a estudante terá fôlego e incentivo para terminar seu projeto.

Aproveitando da ideia e seguindo a onda da estudante de história, a conta @RealTimeVietWar surgiu em 19 de outubro e os tuítes começaram no dia primeiro de novembro, referindo-se ao ano de 1959. Contudo, só ficou em atividade por dois dias.

Fontes: MidiatismoUpdate or die e BBC News

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s