Livros e e-book

Acervo brasileiro conta com aproximadamente 7 mil e-books

Há alguns dias, o Estadão publicou uma matéria sobre a popularização dos livros eletrônicos/digitais/virtuais, enfim, os e-books. Discutir quem vai se firmar realmente no mercado, se os tablets ou os e-readers, fica em segundo plano diante da real consolidação e popularização dos e-books. Além de que essa dicotomia pode não ser válida, pois cada tecnologia deve ter seu espaço garantido no mercado, ao menos enquanto atenderem a necessidades e/ou públicos distintos.

Os e-books não modificam apenas o ritual, o hábito e as maneiras de consumo, mas também a indústria de dispositivos móveis, livrarias, editoras, distribuidoras etc. De acordo com a  a Associação de Editoras Americanas, em 2010 nos Estados Unidos, a receita do setor editorial com e-books foi de US$ 878 milhões. No Brasil, o número é baixo e muitas editoras e livrarias preferem não divulgar o valor.

O melhor formato para ler e-books é o e-pub, que custa em média R$ 209 por conversão, segundo a reportagem. Por essa razão, no Brasil, a predominância ainda é de livros em pdf. Além do mais, essas versões costumam não trazer nenhum recurso multimídia, sem distinção da versão impressa para a digital, tornando-se apenas uma cópia fiel. Sem um atrativo a mais, a não ser das próprias facilidades do suporte e do meio, o e-book não parece fazer frente a sua versão impressa, quando existe uma.

Na matéria, afirma-se ainda que “o acervo brasileiro de e-books tem cerca de 7 mil títulos, incluindo produções nacionais e estrangeiras”, enquanto a pioneira Amazon possui 950 mil títulos. A venda de e-book no Brasil ainda é tímida através de livrarias como Cultura e Saraiva e de editoras como Zahar – uma das pioneiras do país -, Sextante, Rocco, L&PM, entre outras. Além dessas grandes editoras e livrarias, podemos citar algumas menos renomadas como a Gato Sabido – primeira especializada em livros digitais no país -, E-papers e Marca de Fantasia – que lançou um e-book de minha autoria.

Fonte: Estadão.

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s