Viver ItAmar

Movimento Viver ItAmar exige retratação da imprensa

Viver ItAmarO Movimento Viver ItAmar criticou o posicionamento da polícia e a cobertura da imprensa no caso de Itamar Ferreira, estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da UFBA, morto no dia 13 de abril. Na manifestação, discursaram amigos, familiares e ex-professores de Itamar, além de representantes de movimentos sociais, todos com cartazes e flores. O encontro de ontem à tarde no Largo do Campo Grande – local onde foi encontrado o corpo do estudante – exigia, especialmente, uma retratação do Correio* por sua publicação irresponsável, ao colocar informações inverídicas baseadas somente no depoimento de um dos assassinos.

Viver ItAmarDe acordo com o panfleto divulgado pelos organizadores do movimento, “além de ter sido vítima da violência urbana, Itamar foi vítima de homofobia reforçada pela polícia e pela mídia sensacionalista. As investigações da SSP sob nenhuma hipótese consideraram este um caso de homofobia, mesmo que as condições em que o jovem foi encontrado indiquem o contrário”.

Os jornais devem parar e (re)pensar a sua atuação e as consequências das suas publicações, afinal, uma retificação ou uma retratação não zera algum mal realizado, nunca será suficiente. Erros acontecem, mas devem ser evitados ao máximo, sobretudo os irresponsáveis e os preconceituosos. Recentemente, o jornal português Público falou sobre as histórias falsas publicadas sobre o tragédia da maratona de Boston. O veículo reconhece que divulgou informações inverídicas, mas reflete: “apesar de os órgãos de informação terem reposto a verdade na tarde de ontem, terça-feira, é difícil que a correcção tenha o mesmo impacto das primeiras notícias”. Será que veremos algo parecido no jornalismo baiano?

Viver ItAmar

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s