Formatura

Profissão estudante?

FormaturaNos últimos tempos, tenho pensado na minha atuação profissional. Se, por um lado, tenho alguns papéis que dizem que sou jornalista, por outro, há outros que me colocam como estudante. Não falo da noção de estudante como aquele que estuda – pois, em lato sensu, sempre estamos fazendo isso -, mas do seu significado como aquele que frequenta qualquer estabelecimento de ensino, algo que faço, ininterruptamente, desde 1991. A formação em jornalismo, todavia, só chegou no último dia do ano de 2010, sendo oficialmente profissional desde 2011. De lá para cá, houve pouquíssimo tempo sem atuar como jornalista.

Confesso que, às vezes, existe uma dúvida. Em alguns lugares, sou claramente jornalista, em outros, obviamente estudante. Porém, o momento de cadastro e de apresentação em uns espaços me deixam na dúvida. Jornalista ou estudante? Ainda assim, não há algo que chateie mais quando usam essa “dupla profissionalidade” para manobra argumentativa. Por que, tratando com um jornalista, chamá-lo “estudante”? Verdade que tenho muito mais tempo na profissão de estudante, acho-me, inclusive, competente nela; porém, atuo também como jornalista, isso é inegável. Trate-me como tal e não “confunda” o jornalista com o estudante. Ou, então, ao menos, entenda de comunicação para discutir com o estudante.

Comente!

