Impunidade no Brasl. Fonte- Latuff, no Consciência.net

Quem tem medo da ditadura?

O jornalista Luiz Cunha escreveu para o jornal Sul 21 sobre os “militares da ditadura” e os “militares da democracia”, que, no Brasil, possuem muitas semelhanças em seus discursos (corporativismo militar?). A sugestão é que sigam o caminho trilhado pelos militares na Argentina e no Uruguai – representados respectivamente pelas figuras de Martin Balza e Pedro Aguerre -, quando falaram (e se desculparam) abertamente sobre os atos contra os Direitos Humanos cometidos pela instituição que representavam, condenando com veemência todos os crimes cometidos e os adjetivando como sem explicação e sem justificativa.

Impunidade no Brasl. Fonte- Latuff, no Consciência.netA Comissão Nacional da Verdade, criada em 2012 para apurar as violações dos Direitos Humanos nos regimes autoritários brasileiros, consegue clarear um pouco a história do nosso país e a cara dos nossos generais, que preferem olhar somente para o futuro e esquecer-se do passado. Nessa seara, entra em debate a Lei Nº 6.683 (ou Lei da Anistia) de 1979, instituída durante a ditadura a fim de nivelar os militares e os militantes através da impunidade.

A deputada Luiza Erundina exige uma revisão e uma reinterpretação da lei, para que conceda impunidade apenas aos crimes políticos e não àqueles contra os Direitos Humanos. José Dias, um dos membros da Comissão Nacional da Verdade, defende que eles não devem entrar nessa discussão. O advogado aparece ser uma voz solitária, tendo em vista que os outros membros da Comissão concordam que o relatório produzido por eles, a ser entregue em 2014, deverá conter recomendações, podendo aparecer, entre elas, a revisão da Lei da Anistia.

Leia o texto na íntegra.

One thought on “Quem tem medo da ditadura?

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s