João Goulart. Fonte: Agência Brasil Brasília

A volta de Jango

O Brasil está despertando para os diversos aspectos (obscuros) da Ditadura Militar (1964-1985), especialmente por causa da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Os quase 20 anos de regime autoritário teve início com a derrubada do presidente João Goulart. Eleito em 1961 e “convidado” a se retirar da presidência pelos militares em 1964, Jango já havia sido vice-presidente da república de 1956 a 1951, sendo mais votado que o próprio presidente Juscelino Kubitschek.

João Goulart. Fonte: Agência Brasil Brasília

Recentemente, dois produtos midiáticos relembram e explicitam as particularidades da vida e, principalmente, da morte de João Goulart, além do ambiente que culminou em sua deposição. Jango: A vida e a morte no exílio (2013) é o último livro do professor e pesquisador da PUC-RS Juremir Machado. A obra busca entender como os jornais construíram um ambiente propício (e inevitável?) para o golpe de 1964 e a sua morte no exílio: infarto ou assassinato?

Outra produção recém-lançada sobre Jango se trata do documentário Dossiê Jango (2013), do cineasta Paulo Henrique Fontenelle. A obra demorou três anos para ser finalizada, entre pesquisa e filmagem, com a reunião de depoimentos e de documentos – inclusive, alguns deles da polícia uruguaia e nunca revelados no Brasil. O documentário reabre a discussão sobre a morte de João Goulart, em 6 de dezembro de 1976, que estava no exílio na Argentina e planejava voltar ao Brasil. Imediatamente após seu assassinato (ou infarto?) foi enterrado sem muitas explicações.

No mês de maio de 2013, a CNV pediu a exumação do corpo de Jango, a fim de compreender e de esclarecer sua morte, causando problemas com alguns militares.

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s